“ O saber que não vem
da experiência não é realmente saber. “
Lev Vygotsky
“ quanto menores forem as crianças, mais as suas
representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos
concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada. O crescente
domínio e uso da linguagem, assim como a capacidade de interação, possibilitam,
todavia, que seu contato com o mundo se amplie, sendo cada vez mais mediado por
representações e por significados construídos culturalmente. “
Referencial Curricular Nacional
para Educação infantil
Luz e sombra, um contraste que diverte e ensina.
Desde pequenas, as crianças se
encantam com a luz e prestam atenção às sombras e seus movimentos.
Além de divertida, essa
brincadeira promove o levantamento de questionamentos e hipóteses.
Transformar o ambiente em um espaço
vivo de aprendizagem, facilita a integração e alimenta a criatividade.
Pés pincéis/ Mãos criativas.
Os sentidos são estimulados e percebidos pelo corpo, oportunizar
experiências de exploração com recursos e concepções variadas, facilita a
compreensão do corpo como forma de expressão.
Nessa experiência, carimbar os pés no papel, esfregar as mãos na tinta,
sentir a textura em contato com a pele, mais que uma brincadeira foi um importante
exercício de noção corporal.
O traço no papel, os movimentos do corpo, as cores da caneta...tudo instiga a criação.
Colagem com areia colorida
Com essa experiência foi possível trabalhar a
motricidade fina a partir da exploração sensorial.
Possibilitando que as crianças explorem novos suportes e materiais
estimulamos a expressão por meio de diferentes formas.
Desafio, estratégia e equilíbrio.
Empilhar, organizar, seriar, tirar som, imaginar...
São muitas as possibilidades com suportes inusitados como latas, troncos
madeira e canos de pvc.
Concentração e interesse, equilibra e desequilibra, segura e solta, na criação de muitas formas...
Planejamento e organização até a execução perfeita do projeto!
Jogo do abraço
Divididos
em duas fileiras, ao comando da professora um leva a bola ao amigo que está do
outro lado, a entrega e dá um abraço.O
abraçado dá continuidade até o próximo...
Mais
que uma atividade com corpo e movimento relacionado ao raciocínio lógico,
através dessa brincadeira a criança compreende as regras de um jogo, aprende a trabalhar em
equipe e a respeitar o outro.
Podemos
ainda falar da amizade e carinho com o amigo e parceiro de brincadeira.
Ao brincar a criança aprende a aprender!
Parabéns! Estou encantada. Por isso minha filha sempre diz aqui em casa..."eu amo muito a minha escola" Com tanto estímulo, desafio, prazer, alegria, afeto e respeito a infância é fácil compreender esse amor.
ResponderExcluirIsso é o que nos impulsiona a buscar ao máximo vivências envolventes, nosso objetivo sempre será uma infância plena e feliz!
ResponderExcluirEstou encantada com o trabalho de toda a equipe. Gentileza, comprometimento, qualidade, "infância" levada "a serio". Tanta coisa linda de ver! Não é a toa que minha pequena sempre fala em casa "eu amo muito a minha escola". Parabéns
ResponderExcluir