"Em arte, procurar não significa nada. O que importa é
encontrar."
Pablo Picasso
Em umas dessas tardes de aprendizado garantido, a professora Valéria preparou um espaço
diferente, impregnado de possibilidades, as crianças de todos os agrupamentos
participaram de uma divertida vivência, tinham a liberdade e autonomia de entrar,
criar e transformar!
As Artes Visuais na educação
infantil devem ter uma atenção diferenciada no que se refere ao respeito das
peculiaridades e esquemas de conhecimento próprios à cada faixa etária e nível
de desenvolvimento.
O pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a
percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma
integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das
crianças.
Enquanto desenham ou criam também
brincam de “faz-de-conta” e verbalizam narrativas que exprimem suas capacidades
imaginativas, ampliando sua forma de sentir e pensar sobre o mundo no qual
estão inseridas.
Apresentar os mais diferentes tipos de suportes favorecem às
crianças as possibilidades de transformação, de reutilização e de construção de
novos elementos, formas, texturas entre outros.
A relação que a criança pequena
estabelece com os diferentes materiais se dá, no início, por meio da exploração
sensorial e da sua utilização em diversas brincadeiras.
Representações
bidimensionais e construção de objetos tridimensionais nascem do contato com
novos materiais, no fluir da imaginação e no contato.
É fundamental, criar oportunidades
para que as crianças sejam capazes de:
• ampliar o conhecimento de
mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas
características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em
contato com formas diversas de expressão artística;
• utilizar diversos materiais
gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas
possibilidades de expressão e comunicação.
"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci
Nenhum comentário:
Postar um comentário