segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Música, Som e Movimento MG I B Professora Géssica

A importância de estar rodeado de estímulos sonoros.
“Instrumentos musicais não se cansam, mão se aposentam e não morrem jamais.
No máximo, no máximo, eles mudam de plano, de dimensão, de posição ou de função...
Seja como for, eles continuam sendo os maiores exemplos e agentes das artes de um modo geral, eternamente! “


Vários estudos confirmam a importância que a música tem para o bem-estar do bebê, desde quando ele ainda é um feto e está no ventre da mãe. A música traz tranquilidade para o bebê, introduzindo-o na sensibilização aos sons, desde muito cedo.

Não dá para imaginar um mundo sem som e se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia e tantos outros.



É fundamental  estimular  as crianças, com instrumentos musicais, elas de divertem e ampliam o interesse pela música e pelas possibilidades sonoras.


E para isso não precisa de instrumento comprado. Pode ser criado ou improvisado mesmo. E assim, a professora Géssica, construiu com as crianças do MG I B, alguns instrumentos com materiais não-estruturados, tambores e castanholas, os pequenos adoraram, brincaram, exploraram as possibilidades que os instrumentos ofereciam, que bagunça boa!

A música ainda beneficia na fala, através das cantigas infantis, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar.
A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, então, que tal organizar uma bateria com instrumentos de percursão, quanta diversão!






“Os tristes acham que o vento geme; os alegres acham que ele canta. “

Luis Fernando Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário