quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Eu faço arte,eu sou a arte! B II C e MG I A professoras Gisele e Jani

“Em arte, procurar não significa nada. O que importa é encontrar. “
Pablo Picasso

As vivências com artes plásticas são uma forma de aprender com a expressão dos sentimentos.
 A introdução da arte  e do olhar artístico na educação infantil pode, além de ser uma vivência prazerosa, levar a criança a descobrir, criar, compartilhar experiências e trabalhar a imaginação.





O contato da criança com a arte deve acontecer da forma mais lúdica e prazerosa possível. Nessa lógica, buscamos vivências atrativas, com objetivo de incentivar as crianças, encorajá-las a se exprimir por meio de algum material de criação.


E essa vivência superou nossas expectativas, no início programamos, apenas, uma pintura com balões mas, pouco a pouco, a atividade foi se transformando, o papel ficou de lado e eles descobriram o prazer de ser a “criação” os corpos ganharam cores e texturas, um rico e especial significado “eu faço arte, eu sou a arte”!





"Eu sou o Hulk!"
As crianças desenvolvem a capacidade de moldar, modificar, reestruturar e ressignificar os materiais, como uma forma de expressar sentimentos e  ideias.
 Um material  que se pode transformar em qualquer tipo de utensílio, objeto, peça ou componente, necessitando apenas, nesse processo, da criatividade.


“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria
 criança descobrir. “
Jean Piaget


A criança, seu corpo e suas expressões se fundem em um só,   e é  certo que essas experiências promovem o desenvolvimento integral do indivíduo: intelectual, emocional, social, perceptivo, físico, estético e criador. Tudo isso pode ser desenvolvido por meio do ato da criação.






“De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças? “

Ernest Hemingway

Nenhum comentário:

Postar um comentário