“Aceita-me
tal como eu sou.
Só então poderemos descobrir-nos um ao outro. ”
Federico Fellini
Percursos do
desenho - Autorretrato
Objetivos
- Interagir e relacionar-se
por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao
outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
- Sentir-se valorizado
e reconhecido enquanto indivíduo.
- Enxergar-se a si
próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Essa vivência
visa estimular o autoconhecimento, trabalhar
com fotografias é uma atividade mágica e traz diversas possibilidades de
aprendizagem.
A
construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu
meio social, a escola é um universo social diferente do da família, favorecendo
novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e
dos outros.
A autoimagem
também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a
criança convive.
Um
ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo,
promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao
mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a
estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva.
Com uma
fotografia impressa dos pequenos, sacos plásticos e canetas permanentes as
crianças foram orientadas a desenhar seu autorretrato.
Na
sequência foram apresentadas as imagens sem a fotografia de fundo, apenas os
desenhos, as crianças ficaram impressionadas com os formas desenhadas, felizes
mostravam uns para os outros!
“Não sou aquele que sabe, mas
aquele que busca”
Hermann
Hesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário