quinta-feira, 9 de março de 2017

Percursos do desenho – Autorretrato - MG II A professora Jani



“Aceita-me tal como eu sou. 
Só então poderemos descobrir-nos um ao outro. ”
Federico Fellini


Percursos do desenho - Autorretrato


Objetivos 
  • Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
  • Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
  • Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
  • Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Essa vivência visa estimular o autoconhecimento, trabalhar com fotografias é uma atividade mágica e traz diversas possibilidades de aprendizagem.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social, a escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva.




Com uma fotografia impressa dos pequenos, sacos plásticos e canetas permanentes as crianças foram orientadas a desenhar seu autorretrato.











Na sequência foram apresentadas as imagens sem a fotografia de fundo, apenas os desenhos, as crianças ficaram impressionadas com os formas desenhadas, felizes mostravam uns para os outros!



“Não sou aquele que sabe, mas aquele que busca”

Hermann Hesse




Nenhum comentário:

Postar um comentário