quarta-feira, 8 de março de 2017

Percursos do desenho - Desenho pendurado -MG II A Professora Jani



“Se dermos às crianças a mesma liberdade no processo artístico que lhes damos em suas brincadeiras, as crianças chegarão a excelência no aprimoramento do processo criativo. “
Anna Marie Holm

Desenho pendurado
Desenhar nos papéis pendurados em locais do parque   com canetinhas, utilizando materiais gráficos variados,  sobre diferentes superfícies, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação.

“Podemos considerar o ato de desenhar como a marca de uma trajetória. O desenho pode ser o registro de um movimento que aconteceu num pedaço de papel, um risco no muro, o caminho percorrido por um veículo ou o percurso que o nosso corpo desenvolve no espaço enquanto nos movimentamos. Pode ser uma brincadeira visual repleta de sentidos. ”

PERCURSOS DE APRENDIZAGENS: um olhar para o desenho FORMAÇÃO de professores A REDE EM REDE: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL pág.08


O desenho é um meio de expressão, além de um desafio, uma descoberta pessoal, serve como  transporte mental da imaginação e invenção.



Podemos considerar o ato de desenhar como a marca de uma trajetória, a criança descobre no desenho um meio de comunicação, uma maneira de “recriar” o mundo bem como, demonstrar além da expressão, emoções e desejos.
“A atividade de desenhar também pode ser vista como uma forma de criar limites, sejam eles reais ou imaginários. Atividade que permite construir novas estruturas no espaço, inventá-los. Cada criança possui diferenças individuais ao organizar seu espaço de brincadeira e construir seus desenhos. A criança desenha para brincar e, ao fazer isso, cria ao seu redor um espaço de jogo. Por isso, podemos dizer que é desenho até mesmo o modo como a criança organiza seus brinquedos, por onde andam seus carrinhos e como organiza os gravetos e folhas ao brincar no parque. Quando proporcionamos bons espaços e boas oportunidades para a criança brincar enquanto desenha, a criação e a expressão acontecem globalmente: o corpo participa da criação. E é também nesse sentido que se pode entender o desenho como movimentação e atitude infantis uma vez que o gesto, ao tornar-se exercício para a individualidade, apreende o desenho também como atitude. ”
PERCURSOS DE APRENDIZAGENS: um olhar para o desenho FORMAÇÃO de professores A REDE EM REDE: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL pág.09
Nessa perspectiva devemos propiciar momentos de livre expressão criando variadas possibilidades, na proposta de hoje a professora distribuiu papéis de diferentes formas, tamanhos e texturas em locais inusitados do parque, em uma vivência provocativa, as crianças deveriam explorar diferentes planos para desenhar, empenhando além da criatividade, um esforço corporal diferenciado para cada proposta.




























“Inspirar a Criatividade leva ao aluno a viver sempre uma educação harmoniosa, eficiente e produtiva, além dos moldes educacionais. Inspirar a Criatividade leva ao aluno a descobrir o mundo da arte e da loucura genuína. Leva-o a ser e não a ter. Leva-o a romper metodologias banais e leva-o a ser um humano com humanidade. ”


Maycon Tienga

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