“Se dermos às crianças a mesma liberdade no processo artístico
que lhes damos em suas brincadeiras, as crianças chegarão a excelência no
aprimoramento do processo criativo. “
Anna Marie Holm
Desenho pendurado
Desenhar nos
papéis pendurados em locais do parque com canetinhas, utilizando materiais
gráficos variados, sobre diferentes superfícies, ampliando suas possibilidades de
expressão e comunicação.
“Podemos considerar o ato de desenhar como a marca de uma trajetória.
O desenho pode ser o registro de um movimento que aconteceu num pedaço de
papel, um risco no muro, o caminho percorrido por um veículo ou o percurso que
o nosso corpo desenvolve no espaço enquanto nos movimentamos. Pode ser uma
brincadeira visual repleta de sentidos. ”
PERCURSOS DE APRENDIZAGENS: um olhar para o desenho
FORMAÇÃO de professores A REDE EM REDE: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL pág.08
O desenho é um
meio de expressão, além de um desafio, uma descoberta pessoal, serve como transporte mental da imaginação e invenção.
Podemos
considerar o ato de desenhar como a marca de uma trajetória, a criança descobre
no desenho um meio de comunicação, uma maneira de “recriar” o mundo bem como,
demonstrar além da expressão, emoções e desejos.
“A atividade de desenhar também pode ser vista como uma forma de
criar limites, sejam eles reais ou imaginários. Atividade que permite construir
novas estruturas no espaço, inventá-los. Cada criança possui diferenças
individuais ao organizar seu espaço de brincadeira e construir seus desenhos. A
criança desenha para brincar e, ao fazer isso, cria ao seu redor um espaço de
jogo. Por isso, podemos dizer que é desenho até mesmo o modo como a criança
organiza seus brinquedos, por onde andam seus carrinhos e como organiza os
gravetos e folhas ao brincar no parque. Quando proporcionamos bons espaços e
boas oportunidades para a criança brincar enquanto desenha, a criação e a
expressão acontecem globalmente: o corpo participa da criação. E é também nesse
sentido que se pode entender o desenho como movimentação e atitude infantis uma
vez que o gesto, ao tornar-se exercício para a individualidade, apreende o
desenho também como atitude. ”
PERCURSOS DE APRENDIZAGENS: um olhar para o desenho
FORMAÇÃO de professores A REDE EM REDE: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL pág.09
Nessa perspectiva devemos propiciar momentos de livre expressão criando
variadas possibilidades, na proposta de hoje a professora distribuiu papéis de
diferentes formas, tamanhos e texturas em locais inusitados do parque, em uma
vivência provocativa, as crianças deveriam explorar diferentes planos para
desenhar, empenhando além da criatividade, um esforço corporal diferenciado
para cada proposta.
“Inspirar a Criatividade leva ao aluno a viver sempre uma educação
harmoniosa, eficiente e produtiva, além dos moldes educacionais. Inspirar a
Criatividade leva ao aluno a descobrir o mundo da arte e da loucura genuína.
Leva-o a ser e não a ter. Leva-o a romper metodologias banais e leva-o a ser um
humano com humanidade. ”
Maycon Tienga
Nenhum comentário:
Postar um comentário