“Mudanças a gente
planta na infância. ”
CAROLINA DELBONI
Exemplos
reais aproximam as crianças de conceitos importantes para a compreensão de
fenômenos naturais.
Para significar o cotidiano é fundamental que aprendam que
são “seres naturais”, compreendendo a essência da relação com a natureza, uma
maneira simples de facilitar essa assimilação é através da introdução da
alimentação saudável, de preferência oportunizando que façam parte de todo
processo, do plantio à colheita de alguns alimentos.
Essas práticas, aliadas ao trato da terra e
das plantas geram situações de aprendizagens reais e diversificadas.
As
responsabilidades nos cuidados da horta, são divididas entre crianças e adultos
em uma relação de parceria.
Assim
os pequeninos do mini-grupo, participaram da experiência de plantar, semear,
colher e comer!
Em
um projeto de aromas, texturas e sabores os pequenos tiveram a oportunidade de
aprender todo processo da terra à mesa, finalizado por um delicioso e nutritivo
piquenique!
E
foram tantas as descobertas durante o processo, que superaram todas
expectativas, o tocar, o sentir, o experimentar, o respeito pelos “bichinhos”
encontrados ao longo do caminho...a pureza, a leveza e a riqueza de aprender
com a natureza!
Semear
a infância vai muito além de práticas pedagógicas, é nutrir o corpo e a mente,
permitir que a criança se descubra como agente transformador da sua aprendizagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário