domingo, 24 de setembro de 2017

Teatro de sombras apresentado pelas professoras Simone e Valéria – Integração CEI Vereador José Gomes de Moraes Netto X EMEF Marechal Eurico Gaspar Dutra


“A escola do futuro que queira sobreviver como espaço da inteligência e integração humana precisa ser repensada. 
E se reinventar!”

                                                                                                                                        Aldo Moraes

“A constituição de um currículo que trate de modo integrado bebês e crianças que ingressam na Educação Infantil e prosseguem seus estudos no Ensino Fundamental requer que educadoras e educadores compartilhem concepções e princípios sobre as diversas infâncias e seus direitos. ”
Currículo Integrador da Infância Paulistana 8

É essencial que a criança seja compreendida em sua integralidade tendo oportunidades de avançar em suas aprendizagens sem abandonar a infância, sendo respeitada e valorizada durante todo processo educativo.
Dando continuidade as ações relacionadas ao currículo integrador, as professoras Simone e Valéria presentearam as crianças da EMEF com uma divertida apresentação de teatro de sombras, prática frequente em nosso CEI e que encanta todas crianças.
 O teatro de sombras é uma arte  antiga, originária da China de onde se espalhou para o mundo, consiste na manipulação de um ou mais  bonecos  em varetas entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador veja, apenas a sombra do personagem.

Foi uma manhã de atenção e descobertas, as crianças ficaram maravilhadas com a arte do teatro de sombras, tiveram a oportunidade de manusear as varetas com os personagens e a diversão estava garantida.
A história escolhida foi O grande Rabanete de Tatiana Belink,  a  história é narrada como um conto cumulativo forma que procura representar um treino de memória. As frases ­ simples, são bastante adequadas aos que se iniciam na leitura; servem-se de recursos originais, como a repetição; o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande. Além do aspecto linguístico da obra, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano - a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da autoestima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final.


  








“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir. ”
                                                                                            Maria Montessori

E tem mais novidades vindo por aí...

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